Por: Redação O Estado do Paraná

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Toda passagem de ano a mesma coisa. As pessoas se comprometem a mudar de atitude com relao a diversos assuntos, entre eles os cuidados com a sade. S que ao finalizar mais um ano, percebem que no cumpriram quase nada dos propsitos prometidos. Para concretizar o verso to cantado no rveillon, "sade pra dar e vender...", preciso dedicao e realmente estar disposto a buscar mais sade e qualidade de vida no ano que se inicia.

1. Inicie 2007 colocando em prtica o projeto caminhar. Caminhe em ritmo acelerado pelo menos trs vezes por semana, durante pelo menos 30 minutos. Com certeza, essa atitude aumentar sua capacidade cardiorrespiratria e a circulao sangnea, garantindo tambm uma aparncia mais saudvel, alm de combater a flacidez. Alexandre Santos, cardiologista.

2. Reveja sua relao com o computador. Se voc daquelas pessoas que passam horas em frente ao monitor, ateno: faa pausas de 15 minutos a cada duas horas de uso. Alm disso, acostume-se a piscar com mais freqncia enquanto est navegando na web para evitar o ressecamento da vista. Renato Neves, oftalmologista.

3. D mais ateno a seu sono. Dormir bem significa mais equilbrio emocional e mais sade. Evite ingerir caf, ch mate, refrigerantes e bebidas alcolicas noite, para no comprometer seu descanso. Joo Geraldo Simes Houly, pneumologista.

4. Pense duas vezes antes de brigar com algum da famlia, pois quem se prejudica voc. Tambm no basta apenas querer ficar feliz para escapar dos problemas. Invista em atividades como meditao e relaxamento, j que elas liberam substncias protetoras na circulao e diminuem os hormnios ligados ao estresse, como o cortisol e a adrenalina. Otvio Gebara, cardiologista.

5. O cncer ainda uma das principais causas de morte por doena. E a melhor arma para se combater o cncer adotar um estilo de vida saudvel e incorporar o hbito de fazer exames preventivos. Marcelo Secaf, radiologista.

6. Que tal comear o ano comprando um bom travesseiro e jogar fora aquele outro, cheio de caros? Os caros desencadeiam rinite alrgica, conjuntivite, eczemas e dermatites em pessoas mais sensveis. Evite dormir em quartos com carpetes, tapetes e cortinas de tecido. O travesseiro no deve ser de pena e o ideal substitu-lo todo ano. Snia Moura, biloga.

7. Para se livrar da tenso acumulada nos ombros, adote o movimento do t nem a. Eleve os ombros at a altura do queixo e solte. Repita cinco vezes esse movimento, pelo menos trs vezes ao dia, durante todo o ano. Lafayette Lage, ortopedista.