Por: José Carlos Fernando, o Professor Zeca, é diretor esportivo da Ztrack Esporte e Saúde

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O2 por minuto - Corrida -

Ser que o resultado o mesmo? O Professor Zeca explica quais as diferenas de acordo com o objetivo do atleta

No passado os exames laboratoriais no ofereciam tantas informaes como hoje e os treinadores realizavam com seus atletas testes de campo, sem respaldo cientfico significativo, para poderem conhecer melhor algumas reaes orgnicas em relao ao esporte e, assim, criar uma base de informaes a partir da qual se iniciaria a evoluo esportiva deste atleta. Normalmente, os testes eram realizados em distncias conhecidas ou por tempo pr-determinado para analisar, basicamente, o tempo realizado pelo atleta em uma distncia especfica, alm da evoluo da freqncia cardaca e as suas faixas de treinamento.

Pois, ento, junte a utilizao de novos testes laboratoriais de avaliao fsica, o desenvolvimento de novos equipamentos capazes de representar com muito mais preciso os passos de nossos atletas, maior acesso a esse tipo de equipamento e voc tem a seguinte pergunta a ser respondida: Qual a melhor forma de treinar, por tempo ou distncia?

Atualmente, o treino por tempo pode ser monitorado por aparelhos que mostram a distncia percorrida, altimetria e tambm as respostas fisiolgicas do atleta, como freqncia cardaca e gasto calrico. Com isso, o atleta tem todas as informaes que teria em um treinamento de campo utilizando distncias conhecidas. Mas no se entregue totalmente a esta maravilha tecnolgica, pois influncias externas como umidade relativa do ar, temperatura e estresse refletem no batimento cardaco e seu treino pode perder eficincia.

O treinamento por distncia contribui para uma melhor mensurao nas sries de ritmo e tiros, pois so mais exatos que os aparelhos de pulso e mais confortveis no deslocamento em velocidade e na volta calma.

O treino por distncia tambm colabora no ganho de confiana do atleta em relao prova, alm de utilizar uma melhor tcnica de movimentos do que a dos treinos por tempo.

Somente como ilustrao, baseado nos atletas que acompanhei na prova da maratona, os que treinavam mais por distncia do que por tempo nas sesses especficas (longos e sries de ritmo) mostravam uma resposta mais regular de tempo por km. J os que treinavam mais por tempo do que por distncia variavam muito o ritmo da prova.

Outro fator que acredito ser importante de ser analisado no momento de programar seus treinamentos saber exatamente o que voc tem sua disposio e seus objetivos reais com a prova, pois assim voc poder dar mais nfase aos treinos por distncia ou por tempo.

Baseado, ento, no exposto acima acredito que um bom programa de treinamento deve contemplar treinos por tempo e distncia de uma forma harmnica e equilibrada para que o atleta tenha os benefcios, praticidade e eficincia nas duas formas de treinamento e evolua de uma forma segura e consistente at o seu objetivo final.