Por: Marcelo Iglesias

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Como montar treinos de fora para as categorias de base sem prejudicar o desenvolvimento dos atletas?
O exagero durante a fase de formao pode resultar em srios problemas futuros envolvendo msculos, articulaes e ossos





Um dos desafios dos profissionais que trabalham com a preparao das categorias de base determinar a carga com que cada atleta deve treinar nos exerccios de fora. Mais do que a individualidade de cada organismo, importante ressaltar que os jovens que atuam nessas categorias, na sua totalidade, esto em formao biolgica, no auge do seu desenvolvimento maturacional.

Por conta disso, preciso que os responsveis pelos treinos estejam atentos a cada um dos jogadores e estabeleam intensidades diferentes de esforo para cada um deles, a depender das suas resistncias e de qual categoria fazem parte.

Antes de qualquer etapa, por meio de raio-x, teste de plos pubianos e outros exames, faz-se uma avaliao para saber qual a carga que o jovem consegue suportar. A partir da, estabelece-se um percentual dessa carga para que se busque o objetivo a ser alcanado, disse Antonio Carlos Fedato Filho, fisiologista, coordenador e Scio da Fedato Esportes, empresa de consultoria em cincias do esporte, graduado em Educao Fsica e especialista em Fisiologia do Exerccio pela Universidade de So Paulo (USP).

Com atletas das categorias mais baixas do que a sub-15, os exerccios de fora devem praticamente inexistir durante a rotina de treino. Esses atletas devem realizar jogos e exerccios que os mantenha o mximo de tempo possvel em contato com a bola para que isso torne-se algo normal o quanto antes. J os jovens das categorias sub-15 e sub-17 recebero uma carga maior de treinamentos de fora, mas sempre se levando em conta que essa fase da maturao do indivduo ser essencial na sua vida tanto como jogador quanto como pessoa.

Por fim, os atletas da categoria sub-20, a maioria j em fase final de desenvolvimento maturacional e de crescimento, recebem cargas muito semelhantes s aplicadas aos atletas profissionais. Porm, a padronizao no cabe em nenhuma das categorias, j que cada organismo recebe o impacto do esforo de maneira diferente.

Sem saber sobre as alteraes biolgicas impossvel montar a carga de treino. Alm disso, conhecer a maturao do atleta pode determinar diferenas no desempenho fsico de cada um deles, comentou Miguel Arruda, livre docente e doutor em Educao Fsica pela Unicamp, e mestre, tambm em Educao Fsica, pela USP, em palestra dada durante o II Congresso Brasileiro de Cincias do Futebol, realizado no incio deste ms, no Corinthians.

Mais do que simplesmente estabelecer qual a carga com a qual os atletas trabalharo durante os treinos de fora, os membros da comisso tcnica das categorias de base precisam saber quando essa carga deve ser aumentada ou, at mesmo, reduzida. Nesse momento, importante deixar claro que as essas alteraes devem ser graduais e pouco traumticas.

O bom treinador aquele que no realiza alteraes muito bruscas na formao do atleta, a qual composta pela formao geral e pela formao especfica, opinou Miguel Arruda.

Apesar de o futebol ser uma modalidade que, quando jogada em alto nvel, exige muito da preparao fsica e do aspecto fora, esse esporte rigoroso naquilo que se refere agilidade dos jogadores. Nesse prisma, o treinamento de fora deve levar em considerao a mxima manuteno da velocidade e da agilidade, tambm.

O treinamento de fora de um jogador recebe a influncia de muitas variveis, uma vez que a fora do atleta de futebol tem que ser funcional e no para a hipertrofia do indivduo, apontou o livre docente da Unicamp.

Outro aspecto que foi bastante discutido no II Congresso de Cincias do Futebol e que tambm foi citado por Fedato e Miguel Arruda que, caso um clube no possua condies para realizar o trabalho de fora com os seus atletas das categorias de base, melhor que se treine a parte tcnica do futebol.

Contudo, de acordo com esses profissionais ligados modalidade, geralmente, nas categorias de base treina-se muito a parte fsica, negligenciando-se o fato dos garotos estarem em formao. Ambos alertaram para a questo de que o treino anaerbio exagerado pode ser lesivo para os atletas a curto, mdio e longo prazos.

Portanto, os jovens dos times mais novos devem ser vistos com bastante cuidado quando o assunto a ser tratado so os treinos de fora. Isso porque, um exagero durante a fase de formao pode resultar em srios problemas futuros, envolvendo msculos, articulaes e ossos.